Cabeça e face

Cabeça e Face

Como desenhar cabeça humana
Eu pratico e estudo por muitos anos a melhor técnica de se desenhar uma cabeça e seus diversos movimento de uma forma clara e concisa.
Desenho de cabeça começa com a introdução de um método aparentemente simples para a construção da cabeça, para garantir que todos os recursos estejam colocados corretamente.

Imagem do livro A arte de desenhar de Renato Silva.


Para desenhar a cabeça de qualquer ângulo, você deve primeiro entender sua estrutura básica.
Olhar todos os detalhes e visualizar as formas subjacentes, ou seja, que não percebemos a primeira vista.
Esta capacidade de simplificar pode ser aplicado às características do rosto, como:
  • Boca e sobrelábios;
  • Nariz e orelhas;
  • Olhos e sombrancelhas;
  • Cabelos e testas
Mas ao iniciar o desenho é quando você deverá olhar ainda mais. Ignore os recursos e simplifique a forma mais básica da cabeça. Veja os modelos abaixo:


Ilustração do livro Drawing the Head & Hands por Andrew Loomis

Primeiro você começa com uma esfera de base. A cruz é então colocado em algum lugar sobre as superfície da esfera e este define as duas âncoras mais importantes para as características: a linha central e a linha da testa.
A maioria dos métodos similares de construção de uma cabeça que eu já vi, define a linha dos olhos em primeiro lugar; mas é a partir da linha da testa na bola é que ajuda a obter as principais características corretamente proporcionadas.
Agora observe com atenção, as figuras abaixo:
Ilustração do livro Drawing the Head & Hands por Andrew Loowis

 Os lados da cabeça são planos, por isso, pode cortar um pedaço de ambos os lados da bola.

De perfil, este plano será um círculo perfeito, mas quando o desenho está em qualquer outro ângulo, ele parece ser um oval por causa da perspectiva.

Divida este oval para quadrantes. A linha vertical representa o início da mandíbula. A linha horizontal representa a linha da testa. A parte superior e infeior da oval ajudará a enconntrar a linha do cabelo e na parte inferior do nariz.

Construção de qualquer Ângulo

O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.
A inclinação da cabeça é estabelecida no ínicio do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:


 A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Entendeu?





Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer varias cruzes em diversas posições dando idéia a movimento da cabeça, como pra cima, pra baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandibula, pra dar forma a uma cabeça.




Proporção do Face


A face é dividida em 4 partes iguais a partir da topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.

  Ou em 3 partes iguais, deixando o volume do cabelo ser acrescentado  apenas 1/3  a mais da medida da testa.


Imagem do livro Anatomy For the Artist de Daniel Carter e Michael Courtney


Despois faça a divisão igual para desehar olhos, nariz e boca.
Observe que:  
  • Existe uma distância de um olho entre os olhos e da mesma largura que as narinas.
  •  A linhas verticais a partir da borda das íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para a frente)

Imagem do livro Anatomy For the Artist de Daniel Carter e Michael Courtney




Nenhum comentário:

Postar um comentário